Tampos

Tampos

Qual é o tampo ideal para meu laboratório?

Esta pergunta surge sempre quando se está selecionando o material onde o trabalho será feito nos próximos 10 ou 20 anos. E a resposta é: Depende.

A decisão é difícil, pois não existe um material para tampo que resista a tudo, e atenda todas as necessidades, sejam de resistência (química e mecânica), custo, limpeza, etc,  justamente porque cada tipo de material tem suas vantagens e desvantagens.

O Grupo Vidy apresenta abaixo opções de tampos, com suas características que podem ajudá-lo na sua escolha:

Inox

Fabricado num sistema misto composto por chapa de aço inox (homologado pela AISI) é assente em aglomerado de madeira hidrófugo 30 mm por colagem e soldadura nos cantos e uniões. A base de aglomerado confere rigidez e insonorização, bem como amortecimento ao choque.
Não pressupõe juntas, tem alta resistências aos solventes e ao calor. Este sistema permite o uso de chapas lisas ou com bordas podendo ser feito sob medida ou de forma modular.

HPL – High Pressure Laminate

É um tampo onde a superfície de trabalho requeira resistência química extrema, tais como centros de pesquisa, indústrias farmacêuticas, laboratórios hospitalares.

O HPL atende aos padrões SEFA 3 e resiste aos produtos químicos mais agressivos, como o Ácido Fluorídrico, sem causar danos à superfície.

Além disso, a capacidade de resistir a abrasão e aos impactos assegura uma longa vida útil ao produto e seu acabamento não poroso garante a máxima limpeza e desinfecção.

Porque a superfície, protegida com um revestimento acrílico uretano duplamente curado, provou-se a não ser afetado por solventes e produtos químicos agressivos, fácil limpar e desinfetar estende a vida útil do seu equipamento (bancadas, paredes, mesas etc.) enormemente.


Leia mais…

SSM PMMA

SSM PMMA (Superfície Sólida Mineral com Polimetilmetacrilato)

é um material maciço, composto por 30% de resina pura e 70% de alumina, criado para uso em bancadas, pias, móveis, objetos, cubas, além de inúmeras outras aplicações.  Por suas características únicas, SSM é ideal para aplicação em interiores comerciais, residenciais, hospitalares, farmacêutico e laboratoriais.

SSM substitui com larga vantagem os materiais tradicionais como mármores, granitos e inox. Possui porosidade nula, característica que evita a proliferação de microrganismos e manchas de qualquer espécie e é resistente também a produtos químicos manipulados em hospitais e laboratórios farmacêuticos.

Vidro

Vidro de segurança de 8mm de espessura, montado em substrato de melamina de 20 mm.
Superfície plana com alta resistência contra agentes químicos.
Grande resistência ao ataque químico e fácil descontaminação. Recomendado para laboratórios com alto grau de manipulação de reagentes, pós e corantes.

Granito

Granitos são rochas formadas por um conjunto de minerais. Sua composição é basicamente:
• Quartzo, um mineral incolor;
• Feldspato, responsável pela variedade de cores;
• Mica, que confere o brilho à rocha.
As cores de granito mais encontradas na natureza são as de tons cinzento e avermelhado, contudo encontram-se também nas cores branco, preto, azul, verde, amarelo e marrom.
Além disso, os granitos podem apresentar minerais como anfíbolas, piroxenas, olivina, zircão, dentre outros.

Epóxi

Tampo maciço em resina epóxica e substâncias inertes extremamente duras. É um polímero que endurece quando se mistura com um agente catalisador. Oferece uma superfície sólida com alta resistência mecânica, e química. Boa resistência a uma variedade de ácidos, solventes e álcalis. Excelente resistência ao calor e umidade. Espessuras de 15 e 20 mm.