Lavador de Gases

Lavador de Gases

O Lavador de gases é um equipamento utilizado no controle de poluição do ar, cujo objetivo é a remoção do material particulado de um fluxo de gás, pela colisão destas partículas com gotas de um meio de lavagem (geralmente água).

A principal função de um Lavador de Gases é controlar a exposição do ambiente, do usuário ou dos vizinhos das soluções químicas que estão sendo manipuladas dentro de uma Capela, então a função dele é limpar, neutralizar ou diminuir a contaminação dos gases na hora que vai para fora do ambiente.

É obrigatório ter um Lavador de Gases? Não, não é obrigatório, mas depende dos órgãos ambientais da sua região para saber como é que tem que ser feito o descarte desse gás, qual é o limite de exposição (TLV-TWA), que é o limite de tolerância após a exaustão, se a concentração justifica ou não ter um lavador.

No Brasil não temos uma Norma de Capela que exija um Lavador de Gases, mas a norma europeia, que é a 14175 na sua versão 7, recomenda que para Capelas de ataque ácido, Capelas para Ácido Perclórico ou onde haja uma grande manipulação e uso de ácido, a recomendação é que tenha um sistema de neutralização e lavagem dos gases. Então, para atender uma capela de ataque ácido se for atender à recomendação normativa europeia, é recomendável ter um sistema de Lavagem de Gases.

Este equipamento tem como finalidade reduzir vapores básicos e ácidos, controlar odores e despoluir tanques. O Lavador de Gases funciona da seguinte maneira: através da pressão de uma bomba d’água, as partículas dos gases ficam retidas no líquido, que é composto por reagentes que neutralizam as substâncias poluentes. Devido à atividade que realizam, os lavadores de gás são feitos com materiais que possuem uma alta resistência à corrosão.

Dentre os produtos que podem ser eliminados com sua utilização estão fuligem, vapores de gordura, lixamentos, pó de carvão, talcos e muito mais. Caso seja necessário, o lavador de gás também promove o resfriamento dos gases coletados, para posterior neutralização.

A neutralização de resíduos é extremamente importante para o meio ambiente, que fica livre deste tipo de substância.