Chuveiros / Lava-olhos

Chuveiros / Lava-olhos

Equipamentos indispensáveis no laboratório.

A melhor forma de atenuar as lesões provocadas por produtos químicos é a remoção imediata dos mesmos junto ao corpo humano, através de fluxo abundante de água limpa.

Chuveiro e Lava-Olhos de Emergência são Equipamentos de Proteção Coletiva (EPC), cujo principal objetivo é a higienização imediata dos olhos, face, mãos e qualquer outra parte do corpo do trabalhador que tenha sido contaminada, seja por substâncias químicas ou até mesmo poeira, sendo os Chuveiros especificamente projetados para fornecer um fluxo de água abundante e de baixa pressão, suficiente para remover do corpo humano qualquer tipo de contaminante ou calor, sem causar agravamento de possíveis lesões.

Já os Lava-olhos foram projetados de forma semelhante aos chuveiros, só que com o objetivo específico de livrar os olhos de contaminantes.

Chuveiro e Lava-Olhos de Emergência são construídos com estrutura de 1.1/2″ em Aço Inox 304, sendo cuba e chuveiro em plástico ABS verde com design inovador.

Acionamento manual, através de um sistema único, sendo o Chuveiro com acionador na estrutura do tubo e o Lava-Olhos, uma alavanca na lateral da cuba.

Placa de sinalização em resina. Esguichos dos lava-olhos em plástico ABS com tampa de proteção contra pequenos resíduos, insetos e produtos químicos, que se abre ao ser acionado.

Obs.: Os equipamentos tem suas estruturas fabricadas em Aço Inox 304 e seus componentes em plástico ABS, atendendo as normas de segurança e a Norma Brasileira ABNT NBR 16291:2014.

Utilização

  • O chuveiro e lava-olhos de emergência deve estar acessível à no máximo 10 segundos de distância do ‘risco’ de acidente;
  • Preferencialmente junto às rotas de fuga;
  • Não pode existir obstáculos que obstrua o acesso do colaborador ao equipamento, como escadas, portas, barreiras, degraus, etc;
  • Os esguichos lava-olhos devem estar protegidos de contaminantes através de uma tampa de proteção, que abra automaticamente com o acionamento do equipamento;
  • A válvula de acionamento do equipamento deve abrir em 1 segundo (ou menos);
  • Todos os equipamentos deverão ter placa de sinalização visível;
  • O lava-olhos requer vazão mínima de 1,5L/minuto; o chuveiro, 75,6L/minuto.